14 indies para oferecer no Natal

Segunda parte

Depois de termos mostrado os sete primeiros jogos provenientes da curadoria do Indie MegaBooth na primeira parte do artigo, resta-nos deixar-vos as sete últimas sugestões para este Natal indie. São sete jogos desconhecidos, sorrateiros e mortalmente divertidos.

 

Stronghold Crusader II

Stronghold Crusader 2 - 1 Capa

Doze anos depois do lançamento do RTS que pôs muita gente pelo mundo inteiro (e bem me lembro de uma série de conversas com algumas pessoas que não eram fãs do género, mas andavam com uma adição patológica a Stronghold Crusader) eis que a Firefly Studios lança a sua sequela. A atenção dada ao detalhe neste Stronghold Crusade II é tão imersiva que rapidamente vamos perder a nossa atenção na construção dos nossos fortes e castelos,enquanto os exércitos inimigos nos invadem as cidades e nos conduzem à derrota. Seremos perfeitos “burros a olhar para um palácio”. Mas que palácio é este! Num ano “cheio” de lançamentos de jogos de estratégia, Stronghold Crusader II é o melhor RTS de época lançado em 2014.

 

Screencheat

screencheat

A batota é a alma do negócio. Já tínhamos falado aqui antes do quanto este Screencheat presta homenagem a Goldeneye, usando a táctica de muitos dos nossos amigos (tu sabes bem que és) de olharem para a nossa secção do ecrã para perceberem a posição no mapa. Em Screencheat isso deixa de ser um ponto negativo e passa a ser a única maneira de encontrarmos os nossos adversários, visto que toda a gente é invisível aos olhos dos outros. A batota veio para verificar e já é aceite. Podem guardar os sapatos de cimento de prenda de Natal aos vossos amigos batoteiros e oferecer-lhe antes este Screencheat.

 

Robot Roller-Derby Disco Dodgeball

maxresdefault

Apesar do nome complicado, este Robot Roller-Derby Disco Dodgeball pode ser um dos jogos mais descomprometidamente divertidos para jogar com o nosso grupo de amigos. Quem é que nunca teve a vontade de passar uma singela Consoada a atirar com bolas à cara dos amigos. Admitam, este é um dos itens que mais frequentemente ocupa os lugares cimeiros das listas de “o que fazer na noite de Natal” nos inquéritos Marktest/Universidade Católica. Robot Roller-Derby Disco Dodgeball é uma arena de batalha simples, com música electrónica a servir de tema, e que frequentemente nos vai fazer atirar bolas que ficam azuis aos robots controlados pelos nossos amigos. Chega de indirectas: este é um jogo simples, descomprometido e que facilmente nos vai fazer soltar umas gargalhadas quando sorrateiramente vemos os nossos adversários levarem com as nossas bolas na cara. Ok, prometo que paro com isto, em nome da quadra natalícia.

 

Sentris

Sentris_TitleScreen

Ontem falámos de um jogo que é a maior ajuda para escritores ou potenciais escritores. Hoje trazemos um jogo de puzzle sobre criação musical. Sentris não é um jogo de entrada imediata, e não é uma obra que nos permita resolver os seus diversos puzzles de uma assentada. É antes um jogo que tem duas abordagens: resolver os puzzles impostos de criação musical, ou permitir que cada puzzle circular nos conduza a fazer uma melodia agradável e passar algumas horas a criar música. E não, não vamos explicar um dos puzzles games mais difíceis que já experimentámos nesta lista de Natal. Até porque andámos apenas a criar música e a relaxar ao som dessas melodias. E que se lixem os puzzles, que eu sinto-me relaxado.

 

The Talos Principle

header

Já o tínhamos experimentado na banca da Indie MegaBooth em Colónia, e depois de vinte minutos de puzzles e filosofia percebemos: The Talos Principle é um dos melhores jogos de puzzle na primeira pessoa deste ano. Pudera, sendo criado pela equipa de Serious Sam e escrito pelo argumentista de FTL e de Swapper, só podíamos ter um jogo altamente desafiante e de exímia execução. Quase todo o jogo é conceptualmente contradiório, visto que estamos num mundo de ruínas antigas misturado com tecnologia, e onde vamos encontrar mais perguntas do que respostas. É claro que é possível encontrar alguns paralelismos com linhas de pensamento em alguns puzzles, e que muitas das situações e frases que nos são deixadas pelos diversos computadores são elas mesmo alegorias a correntes filosóficas. The Talos Principle é um jogo que nos vai obrigar a reflectir em várias camadas:numa primeira, em que temos de resolver uma sucessão de puzzles complicados e em segundo por uma série de perguntas que nos vão sendo possíveis de colocar à entidade omnipresente que nos observa. Mas respostas? Essas teremos de as conceber nós mesmos.

 

Coin Crypt

ccheader copy

Apesar de ter sido lançado em Early Access no final do ano passado, Coin Crypt traz-nos uma das melhores abordagens que alguma vez vi em roguelikes. Parece-me à aprtida que a génese criativa deste Coin Crypt surge na expressão “make it hail” que é o acto de atirar uma série de moedas ao ar (a versão mais dolorosa e  menos rentável economicamente do “make it rain”). Em Coin Crypt coleccionamos moedas, que tanto servem como “moeda de troca” e gold, como forma de ataque, defesa, etc. É que aqui cada moeda tem um comportamento semelhante ao que em em outros jogos as cartas fazem, tais como dar x pontos de danos, defender y pontos de dano, envenenar o inimigo, entre dezenas de moedas diferentes que farão parte do nosso inventário. O jogo é difícil e divertido, e cedo vamos percebendo que a diversidade trazida ao género por uma mecânica tão simples quanto esta das moedas fazem de Coin Crypt uma das mais criativas abordagens e reinvenções do género dos roguelikes.

 

Cannon Brawl

cannon_brawl

Tantos jogos de estratégia  vêem a luz do dia semanalmente que é extremamente difícil separar os bons jogos e inovadores de “apenas mais um” jogo do género. Há muito em que este Cannon Brawl vai beber a mecânicas de Worms, desde as trajectórias curvas de ataque das nossas torres, até à destruição do próprio cenário. Cannon Brawl é um bom misto entre jogo de artilharia e jogo de estratégia e é excepcionalmente divertido em modo de batalha, seja online (onde é quase impossível encontrar adversário infelizmente) ou localmente contra um amigo. Com um visual cartoony que relembra bastante alguns produtos para o mercado mobile, mas que se apresenta estrategicamente muito desafiante. Um bom e rápido jogo de estratégia bidimensional que garantirá muitas horas de combate táctico a disparar morteiros para o castelo dos nosso adversários.

Anúncios

Sobre Ricardo Correia

Criado pelo Dr. Light, sonha todos os dias que lhe ofereçam um Mega Buster como prenda.

Nenhum comentário por enquanto... Seja o primeiro a responder!

Deixem a vossa opinião:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s