Antevisão a Metrocide

As Game Jams costumam provar-se um excelente solo criativo para algumas excelentes ideias de alguns game developers em potência. A Cyberpunk Jam, que decorreu no início de Março não foi excepção. Com a temática de tentar reproduzir o universo distópico de Shadowrun (o pen and paper RPG) e em especial a sua adaptação para Mega Drive. E foi neste intuito que os Flat Earth Games criaram este top-down stealth game.

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À primeira vista o jogo que nos salta à memória é o clássico GTA. A sua vista aérea, e os controlos do nosso personagem trazem logo à memória o jogo da DMA Design, e o período de habituação aos controlos de movimento são automaticamente exponenciados por aquele pequeno bloco da nossa memória que se deleitou em 1997 com o lançamento de GTA. Mas mais do que assemelhar-se ao início da série (da hoje chamada Rockstar), há muito em que Metrocide vai buscar a Syndicate, o cyberpunk tactical simulator de 1993.

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Ainda em Early Access mas já apresenta uma série de boas ideias e mecânicas afinadas. Cedo percebemos que a postura mais “meia-bola e chuto” de GTA, com as nossas deambulações de sociopata pelas ruas da cidade não poderiam estar mais distantes dos pressupostos de Metrocide. Aqui jogamos com T. J. Trench, um assassino a soldo que tem de cumprir uma série de assassinatos em público sem ser descoberto.E é nesta parte que reside o ónus de Metrocide: apesar do ambiente  sombrio típico de um setting cyberpunk, não podemos de forma alguma tirar a nossa arma do coldre e disparar em plena rua. Temos de conseguir fazê-lo estrategicamente, sem que as câmaras de segurança, transeuntes ou polícias nos vejam. É que fugir da polícia e/ou ser alvejado por um qualquer vigilante que presencie um assassinato levado a cabo por nós pode significar rapidamente a nossa morte. E em Metrocide a morte é permanente, o que significa que um passo mal calculado e temos de recomeçar o jogo.

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Metrocide será um dos jogos que ficará debaixo do radar dos fãs de stealth, cyberpunk e Shadowrun. Um jogo desafiante e que nos permite escolher quais os contractos a escolher, do mais simples e menos rentável, aos mais complexos e com maior retorno.  Apesar de estar ainda no malogrado formato Early Access, aquilo que o jogo da Flat Earth Games nos traz é já um bom jogo, e que choca com a impulsividade sociopata típica de um dos jogos nos quais se inspira: o primeiro GTA, e que requer de nós uma grande dose de planeamento, estratégia e timing.

Metrocide é um exclusivo PC.

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Sobre Ricardo Correia

Criado pelo Dr. Light, sonha todos os dias que lhe ofereçam um Mega Buster como prenda.

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